top of page
  • vivianeokama

Os Cinco Elementos e O Corpo Humano

Atualizado: 14 de abr.


Foto: Arquivo pessoal


Os cinco elementos estão presentes, em diferentes proporções, em toda matéria do universo. Estão no reino vegetal, mineral e animal, incluindo o ser humano.

Do mais sutil para o mais denso, Éter, Ar, Fogo, Água e Terra, eles estão diretamente relacionados com os sentidos, órgãos dos sentidos, ações e órgãos de ação. Os órgãos dos sentidos são responsáveis por perceber o ambiente, e cada um deles tem um órgão de ação correspondente que é responsável pela expressão.


Tabela - Relação dos Elementos com os Sentidos, Ações e seus respectivos Órgãos


Éter

Éter é o espaço e ele não resiste a ocupação. No mundo físico ele é o mais sutil e delicado. É o meio pelo qual o som é transmitido e está relacionado com a audição. Os ouvidos são capazes de perceber o ambiente pelo som. E a expressão acontece pela fala e por meio da língua, cordas vocais e boca.

Em todos os espaços do corpo humano o éter está presente. Por exemplo, nos espaços do trato respiratório, do trato gastrointestinal, nos espaços intracelulares e demais espaços.



Ar

O ar é o elemento do movimento. Ele se movimenta e se espalha rapidamente em todas as direções. Não sofre a ação da gravidade e é muito leve. Promove secura, aspereza, rigidez e irregularidade. Está presente na pele e está relacionado com o tato.

A pele da mão é muito sensível e é responsável por segurar, dar e receber.

No corpo humano o ar governa os movimentos do sistema nervoso, e está presente nos movimentos dos músculos, na pulsação do coração, na contração e expansão dos pulmões e nos movimentos do trato gastrointestinal.



Fogo

O fogo é o princípio da energia e ele manifesta-se como luz, calor e cor. Ele é leve, seco, faz o movimento unidirecional ascendente e tem a capacidade de transformar. Está relacionado com a visão e com os olhos que dão direção ao caminhar.

O fogo no corpo humano é responsável pela temperatura, pela digestão, pelo metabolismo, pelas enzimas, pela visão e por todas as transformações no corpo. No cérebro o fogo se manifesta como inteligência.



Água

A água tem o princípio da coesão da matéria. Ela é fria, fluida, líquida, pesada e faz o movimento para baixo. Está relacionada ao paladar e a língua. Pelo ayurveda, a língua está estreitamente relacionada com a ação dos genitais (pênis e clitóris).

A água é vital para o funcionamento do corpo humano. Está presente nas secreções, no plasma, na urina, no suor, na saliva, no muco e em todos os fluidos do corpo.



Terra

A terra manifesta-se como matéria, solidez e estabilidade. Ela é densa, compacta, pesada, imóvel e dura, trazendo estabilidade e forma. Está relacionada com o olfato, nariz, ânus e a ação de excretar.

Está presente nos ossos, nos músculos, nos tendões, nas cartilagens, nas unhas e todas as estruturas sólidas do corpo humano.


O Ayurveda considera o corpo humano e suas experiências sensoriais como manifestação da energia cósmica expressada pelos cinco elementos. E portanto, é muito importante ter um bom funcionamento dos cinco sentidos e seguir rotinas diárias de purificação para ter a capacidade de perceber o ambiente e interagir com ele de forma adequada e sem distorções.


Referência Bibliográfica:

- Lad V. Ayurveda; a ciência da autocura: um guia prático. 3. ed. São Paulo: Ground; 2012.


496 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2 Post
bottom of page